sábado, 15 de janeiro de 2011

RECORDAR UM FILME



 
A PONTE DO RIO KWAI

Filme de guerra realizado em 1957 pelo britânico David Lean e protagonizado por Alec Guiness, William Holden, Jack Hawkins e Sussue Hayakawa.
Talvez o mais popular dos títulos realizados pelo consagrado David Lean, é um dos mais categorizados filmes de guerra. Rodado integralmente no Sri Lanka, o argumento desenrola-se na Birmânia de 1943, num campo de prisioneiros britânico dominado pelo coronel japonês Saito (Sessue Hayakama). O principal oficial dos britânicos aprisionados é o tradicional coronel Nicholson (Alec Guiness), um homem que se rege pelos princípios da Convenção de Genebra. Juntamente com os seus homens, é colocado a construir uma ponte sobre o rio Kwai, de forma a permitir o reforço das tropas japonesas. Depois de um conflito com o oficial japonês, este não tem outra alternativa, senão a de entregar a Nicholson a liderança do projecto. Contudo, Shears (William Holden), um oficial americano que se evadira do campo, é incumbido de destruir a ponte, enfrentando a recusa de Nicholson, que pretende levar a construção da ponte em frente. Consciente da importância da eliminação dessa ponte para a estratégia de vitória aliada, é o próprio coronel britânico a dinamitar a sua obra.
A espectacularidade das cenas de acção, aliada ao ambiente de forte tensão psicológica (especialmente entre as personagens interpretadas por Guiness e Holden), fez com que este filme se tornasse um clássico dos filmes militares.

CURIOSIDADE                            
Em 1958, venceu 7 Óscares nas categorias de: Melhor Filme (Sam Spiegel), Melhor Director (David Lean), Melhor Actor (Alec Guinness), Melhor Fotografia (Jack Hildyard), Melhor Montagem (Peter Taylor), Melhor Roteiro adaptado (Michael Wilson, Carl Foreman e Pierre Boulle) e Melhor Banda Sonora (Malcolm Arnold).
Fontes: Infopédia e Wikipédia



Sem comentários:

Enviar um comentário