quarta-feira, 23 de março de 2011

RECORDAR UMA CANÇÃO


YESTERDAY

PAUL McCARTNEY era e é o compositor das baladas sem mácula. Consta que Lennon nunca lhe perdoou o facto de ter sido Paul o único autor creditado em "Yesterday", canção através da qual muitos se identificam com a música dos "fab four" de Liverpool. Mais ou menos açúcar, mais ou menos romance - o mesmo romance que esteve sempre presente na sua relação com Linda Eastman, McCartney pelo casamento, recentemente falecida, e que determinou quase toda a sua produção musical pós-Beatles, com os Wings - a verdade, porém, é que Paul McCartney era o génio melódico do grupo. O compositor das melodias perfeitas que se colavam aos ouvidos de forma sobrenatural. Yesterday (Ontem, em português) é uma canção gravada pelo grupo de rock inglês The Beatles, lançada em 1965 no álbum Help. Embora a composição seja creditada a Lennon/McCartney, foi composta unicamente por Paul McCartney, segundo ele após ter tido um sonho. Numa manhã de maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça que tinha todo o frescor de um sonho. Imediatamente ele foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres, e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele a chamou de Scrambled eggs. Mas Paul ficou encucado, achando que já tinha ouvido aquela melodia em algum lugar. Então passou vários dias mostrando para os amigos e perguntando se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha escutado aquilo antes[1].

Paul McCartney fez a letra definitiva para a canção que ganhou o título de Yesterday, enquanto se dirigia para o Algarve, em Portugal.

A canção, é uma balada acústica que fala sobre um amor perdido. Foi a primeira canção gravada pelos Beatles que só trazia a participação de um só integrante do grupo, Paul McCartney, cantando e tocando violão, acompanhado por um quarteto de cordas.

Por não ter muito em comum com outras músicas dos Beatles lançadas na época, os demais integrantes da banda achavam que seria melhor não lançá-la.
Fonte: Wikipédia


Sem comentários:

Enviar um comentário