quarta-feira, 9 de março de 2011

RECORDAR UMA CANÇÃO


VOLARE

A canção “Nel blu dipinto di blu”, conhecida vulgarmente como "Volare", tornou-se um marco da música italiana no ano de 1958 quando venceu o famoso Festival de San Remo, sendo a partir dessa época conhecida em todo o mundo.
Volare, aqui cantada pela linda voz de Dean Martim, é de autoria de
Domenico Modugno, considerado um dos mais importantes cantores italianos do século XX, nascido em 1928 e falecido em 1994.

Modugno tornou-se popular nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo sobretudo na década de 1950. A sua canção “Nel blu dipinto di blu” que participou no Festival Eurovisão da Canção (1958) foi um enorme sucesso em todo o mundo e nos Estados Unidos recebeu mesmo dois Prémios Emmy e ficou conhecida como Volare. Esta canção tornou-se um marco da música italiana da época, sendo conhecida em todo o mundo. Neste mesmo ano, Modugno venceu três prêmios Grammy, com a canção do ano, melhor interpretação masculina e melhor disco. Com todas essas vitórias, Domenico tornou-se o protagonista mundial dos espetáculos teatrais, filmes e programas de televisão.Esta canção voltou a ser um êxito nos finais da década de 1980, graças à banda Gipsy Kings.

Em 1960 foi acusado de plagiar uma compositor ópera, mas foi ilibado dessa acusação.

Modugno venceu o Festival de São Remo duas vezes e participou mais duas vezes no Festival Eurovisão da canção: Festival Eurovisão da Canção (1959) e Festival Eurovisão da Canção (1966).
No mesmo ano em que venceu o Festival de San Remo, Modugno venceu três prêmios "Grammys", com a canção do ano, melhor interpretação masculina e melhor disco. Com todas essas vitórias, Domenico tornou-se o protagonista mundial dos espetáculos teatrais, filmes e programas de televisão. Modugno tornou-se popular nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo sobretudo na década de 1950. A sua canção "Nel blu dipinto di blu" foi um enorme sucesso e nos Estados Unidos recebeu mesmo dois Prémios Emmy.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário