domingo, 21 de agosto de 2011

RECORDAR UM FILME



O DIA MAIS LONGO
O dia mais longo é um filme de guerra do ano 1962 dirigido por Ken Annakin, Andrew Marton e Bernhard Wicki. Está baseada na novela do mesmo nome escrita por Cornelius Ryan, sobre a Desembarque da Normandia, no dia 6 de Junho de 1944. Dezenas de assessores militares ajudaram à produção do filme para dar um maior realismo e credibilidade às cenas. Os produtores queriam retratar na perfeição os acontecimentos. Deste modo, participaram no filme autênticos militares. Outro das contribuições do filme é que todas as personagens falam seu próprio idioma. De qualquer jeito, a saudação nazi, não aparece em nenhum momento do filme.

ELENCO:

John Wayne  – Robert Mitchum – Sean Cornery – Richard Burton


CURIOSIDADES
                  
Richard Todd, que interpreta o líder da brigada aerotransportada britânica que tomou a Ponte de Pegaso, participou no assalto real da ponte do Dia D.
       
O papel do tenente-coronel Benjamin H. Vandervoort foi oferecido a Charlton Heston mas a decisão no último minuto de John Wayne desempenhar o papel, deixou de lado a participação de Heston no filme.

Durante o rodagem do assalto à Praia de Omaha, os soldados americanos não queriam saltar à água ao argumentar que estava demasiado frio. Robert Mitchum, que interpreta o general Norm Cota, saltou em primeiro. Os outros não tiveram remédio que seguir seu exemplo.

Com um orçamento de 10 milhões de dólares foi o filme a preto e branco mais caro da história. Só seria superado em 1993 com A Lista de Schindler.

O Filme, O Dia mais longo, ganhou dois Óscares da Academia, pela melhor fotografa a preto e branco e pelos melhores efeitos especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário