segunda-feira, 25 de julho de 2011

RECOSDANDO UM FILME



RIO BRAVO

Rio Bravo é um filme  de 1959. Um western, dirigido por Howard Hawks.
O filme conta a história de um xerife que enfrenta quase sozinho um poderoso rancheiro que domina a região. Geralmente é considerado como uma resposta do director Howard Hawks e do actor John Wayne ao clássico High Noon, de 1952. John T. Chance (John Wayne) é o xerife de uma pequena cidade do Texas chamada Presídio, que tem como auxiliar um idoso e aleijado. Ele tinha outro auxiliar, um ex-pistoleiro conhecido por "Dude" (Dean Martim), mas este se tornara um bêbado depois que fora abandonado por uma mulher, há dois anos atrás.
Em resumo, de um lado está um exército de pistoleiros de aluguer espreitando a cadeia na tentativa de libertar um assassino. Do outro, está o xerife John T. Chance e seus dois assistentes: Ao lado deles estão um jovem rápido no gatilho (Ricky Nelson) e uma mulher com um passado sombrio, (Angie Dickinson) mas cujo coração palpita por Chance.

ELENCO:

John Wayne - Dean Martim - Angie Dickinson - Ricky Nelson

CURIOSIDADES

Além de Dean Martin, o filme conta ainda com o cantor e ídolo da juventude da época, Ricky Nelson, que chega a fazer um dueto com Martin. Nathan pede a músicos de um bar que cantem a canção mexicana conhecida por "De Guella" (Degola), que teria sido ouvida no cerco do Álamo, tocada por ordem do general mexicano Santa Anna. No filme dirigido por John Wayne no ano seguinte, Àlamo (1960), a canção abre os créditos.

O director Hawks faria mais dois filmes nos anos seguintes, com histórias e cenas parecidas com as de Rio Bravo. O primeiro, El Dourado (1967), conta a história de um pistoleiro veterano e de um jovem que prefere usar facas, que ajudam um xerife bêbado. No segundo, Rio Lobo (1970), ex-soldados da União e ex-confederados se encontram no Texas depois da guerra, e enfrentam juntos uma quadrilha de bandoleiros.

Rio Bravo é como os mexicanos chamam uma parte do Rio Grande

Sem comentários:

Enviar um comentário